Recentemente, estive uma reunião com um cliente que utiliza a Rede Social Corporativa Yammer e conversamos sobre duas coisas:
Este tipo de problema deparo frequentemente nesses meus longos anos de Office 365, mais de 10 anos de Intranet e 5 anos de Yammer, pois bem, vamos aos pontos:
Primeiro temos que entender que ninguém tem mais tempo e paciência de ficar acessando e logando em diversas aplicações dentro da empresa, somos cobrados por resultados direto e não por resultados indiretos, tudo “hoje é para ontem”!
Segundo, no mundo corporativo o uso de uma rede social Yammer é diferente de uma rede social pessoal (ex. Instagram), temos objetivos diferentes, compartilhamentos diferentes e resultados diferentes, em outro post podemos abordar alguns insights de práticas de sucesso para o Yammer, mas voltando ao assunto…
Além da dificuldade de acessar outra ferramenta a rede social corporativa cai em desuso, pois se esperarmos as pessoas postarem algo morreremos na praia.
Todos tem que ser estimulados com posts curtos, assuntos de relevância, novidades e lógico fotos, esses posts tem que ir do CEO, diretores e todos objetivando descentralizar o conteúdo e criar uma democracia, ou seja, quem gera conteúdos são todos da empresa e não apenas a Comunicação interna ou RH. A rede social tem que ser monitorada apenas e não travada.
Uma dica de ouro que já implementamos em alguns clientes, foi de trazer o Feed do Yammer para dentro da Intranet (SharePoint), com isso fica tudo num local só, na homepage da Intranet.
É possível criar grupos de Comitês, Projetos, Assuntos , Campanhas e até usá-lo como Portal de Conhecimento (algo que em breve deve crescer muito ainda)!
Resumindo, para ter um ótimo uso da Rede Social corporativa (Yammer) traga-o para a Intranet, integre-o, post você também, dê likes em assuntos interessantes, compartilhe novidades e comente tudo na medida do possível!
All Rights Reserved Grupo SX